quinta-feira, 28 de maio de 2015

A Família no Plano de Deus

O propósito de Deus para a família

"O casamento é o estado que completa o número dos eleitos, funciona como mãe do mundo, preserva reinos, enchem de gentes as cidades, fortalece a igreja e aumenta a população do Céu."

I - O MATRIMONIO PLANEJADO POR DEUS

Três princípios estabelecidos por Deus para o matrimonio:

COMPANHERISMO - "Não é bom que o homem esteja só... Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." (Gn 2:18)

SATISFAÇÃO FÍSICA - "Esta afinal é osso dos meus ossos e carne da minha carne." "Goza a vida com a mulher ... esta é a tua porção." (Ec 9:9)

PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE - "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra ..." (Gn 1:28)
A santidade do casamento e as relações familiares constituem a pedra fundamental da sociedade e da civilização.

II - TRÊS RASÕES BÁSICAS DE SATÃ NO ATAQUE À FAMÍLIA

A - A FAMÍLIA É UMA INSTITUIÇÃO DIVINA

"E a costela ... transformou-a numa mulher e lhe trouxe."(Gn 2:22)

Sendo Deus o instituidor, o homem iniciador, a mulher o complementador e satã o adversário e tentador, há de se esperar que a família sofra muitas vezes.

B - A FAMÍLIA É A CÉLULA MATER (MÃE) DA SOCIEDADE

Aquilo que for o LAR, há de determinar o que será a SOCIEDADE a IGREJA e a PÁTRIA.

O LAR é a expressão física do CASAMENTO e da FAMÍLIA.

C - A FAMÍLIA É A FIGURA MAIS PERFEITA QUE O ESPÍRITO SANTO USA PARA MOSTRAR O RELACIONAMENTO ENTRE DEUS E A IGREJA.

" Maridos, amai vossas mulheres como cristo ... a igreja." (Ef 5:28)

"Mulheres, sejam submissas ... COMO a Igreja é ..." (Ef 5:22) O Supremo Criador e Sustentador de todas as coisas sabia que o homem criado por suas próprias mãos não iria sentir-se feliz vivendo só, apesar de ter todas as maravilhas do mundo anteriormente criado sob o seu domínio...

O Propósito de Deus para a Família

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).
Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.

Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora "Lar, Doce Lar" não é mais do que uma ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde há o abuso, a traição e o abandono.

Haver  uma solução? Poderemos evitar tais tragédias em nossas famílias? Poderão os casais jovens manter o brilho do amor e do otimismo décadas depois de fazerem os votos no casamento? Haverá esperança de recuperação dos terríveis erros do passado?

A resposta para todas estas perguntas é SIM! As soluções raramente são fáceis. A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte. Somente pelo retorno ao padrão de Deus para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da sua palavra. Consideremos brevemente alguns princípios básicos ensinados na Bíblia sobre a família.