sábado, 6 de setembro de 2014

Visão da Promessa – Aprendendo com Calebe

Js. 14.6-14

Caleb ou Calebe, filho de Jefoné, foi um dos doze espiões enviados à terra de Canaã. Dos doze, apenas ele e Josué voltaram com boas notícias acerca do país que iam habitar, e esse seu otimismo desagradou tanto ao povo israelita que por pouco não foi apedrejado. No retorno, ao relatarem o que viram para Moisés e o povo, só Josué e Calebe se mostraram valentes, confiantes na vitória do Senhor (Números 13 e 14).

Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Caleb e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida, além disso, segundo a Bíblia, Caleb recebeu promessa de Moisés que por ter crido na promessa de Deus ao povo, ele ganhou direito a um pedaço de terra no novo território do povo de Israel. Caleb cobrou esta promessa de Josué após as Guerras, e recebeu o Monte Hebrom como herança para suas filhas.
Dentro da Bíblia foi um dos homens de grande , pois acreditou na promessa de Deus fez para sua vida, sendo um grande exemplo de fé e persistência, e aos 80 anos se dispôs a ir a guerra dizendo que tinha a mesma força de quando ele tinha 40 anos, também por isto é um grande destaque na Bíblia Sagrada.
A história de Calebe, cujo nome quer dizer corajoso ou capaz, nos mostra, nos textos citados acima, algumas características que devem ser encontradas nas nossas vidas, se quisermos ser CONQUISTADORES DA PROMESSA: