sábado, 23 de novembro de 2013

Vaso Esquecido

“Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu”?

Traduzindo “MINHA VIDA É UMA SUCATA”.

Esta é uma expressão muito comum da parte dos jovens. As angústias e inquietações comuns à juventude fazem com que o jovem se sinta “quebrado”, às vezes sem rumo, sem valor e sem perspectivas. Outras vezes se sente sozinho, abandonado, sem amigos. Em outros momentos são as tentações que o confundem e fragmentam.

Novamente, não são apenas os jovens que passam por isso. O rei Davi também se sentiu abandonado e rejeitado pelos que estavam próximos dele. Podemos ler seu desabafo no Salmo 31.12: “Estou esquecido no coração deles, como morto; sou como vaso quebrado”.

Mas é consolador saber que o oleiro não joga fora os vasos quebrados. O oleiro os refaz. Igualmente o nosso Deus não despreza seus vasos quebrados. Ele os refaz. Quando estamos quebrados então estamos prontos para sermos moldados segundo os propósitos de Deus. É consolador saber que “a tribulação produz perseverança” (Rm 5.3). É consolador saber que, “Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida” (Sl 138.7). Mesmo quebrados, Deus nos refaz e nos molda em vasos de bênçãos.

A tribulação também é usada por Deus para nos aperfeiçoar, firmar, fundamentar e fortificar. Este é o contexto em que o apóstolo Pedro diz estas palavras (1 Pe 5.10). Por isso ele também diz: “Não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos...” (1 Pe 4.12). Lembremos que Jesus também foi esmagado em nosso lugar. Ele pode compadecer-se de nossas fraquezas, pois ele foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado (Hb 4.15). Lembremos também que o oleiro sabe quanto o vaso podo suportar. “Deus não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” (1 Co 10.13).

Mas também há momentos em que o próprio Deus precisa quebrar-nos. Quando o orgulho e a autossuficiência começam a predominar em nossas vidas; quando não enxergamos mais o semelhante necessitado; quando nos esquecemos dos valores espirituais e eternos; quando não lutamos mais contra o pecado; quando pensamos que somos insubstituíveis no trabalho da igreja, então Deus precisa nos quebrar. Muitas vezes, quando estamos em cacos, então é que começa o nosso valor, pois o oleiro nos moldará pela sua ação graciosa, para os seus propósitos santos.

A Bíblia está repleta de personagens, muitas Histórias, em vários lugares e tempos diferentes. Nela encontramos personagens que são muito conhecidos, como é o caso de Moisés, Noé, Abraão, Jó, Pedro, Paulo..., mas também encontramos personagens, que “sem muita glória” sobre sua vida, ficam escondidos nas entrelinhas bíblicas. Bom, é exatamente de um desses personagens que queremos falar aqui, o seu nome é Mefibosete - O Vaso Esquecido. Sua História não está escrita na Bíblia por acaso, a vida deste homem nos revela muito da vontade de Deus em nossa vida.