quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Supremacia do Amor de Deus

Lançamento
Adquira seu exemplar
email- onnes.silva@gmail.com



“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16 – NVI

Introdução 

O Amor de Deus, naturalmente, é um atributo de Deus; mas permeia todas as coisas, de tal modo que é legitima a declaração de que Deus é Amor. Todas as demais qualidades de Deus são atributos baseados no amor divino. Portanto a bondade de Deus se baseia no seu amor como também na sua misericórdia.


1 - A Maior Afirmação.
Επειδή ¹ - “Porque” (adv).

O que esta na origem ou explica um acontecimento, um comportamento (causa, motivo, razão).

A expressão “Porque”, neste versículo tem um valor semântico causativo, podendo ser parafraseável por” por que motivo”, “por que razão”, “com que fim”, “com que intenção”, porque Deus amou o mundo.

Desde a fundação do mundo Deus nos amou, isto encontramos nas primeiras páginas do Livro Sagrado.

2 - O Maior Ser.
Θεός 5 - “Deus”.

“Eu Sou o que Sou”. Êxodo 3.14 - NVI – Que belíssima verdade. O estudo da Pessoa de Deus assim como Ele revelou a humanidade. Alguém declarou que Deus poderia permanecer em silêncio, porém por amor Ele se deu a conhecer aos homens. Por causa disso então podemos não somente saber sobre Ele, mas manter plena comunhão com o Deus Criador.

Origem de Deus – A mais insistente pergunta para a mente humana está ligada a existência de Deus. Deus existe? Como Ele é? De onde Ele veio? A Bíblia Sagrada inicia seus relatos partindo da premissa de que a existência de Deus é fato insofismável.

3 - O Maior Sentimento.
τόσο αγαπούσε 9 - “tanto amou”.

As palavras citada no Evangelho de João 3.16 foram pronunciadas em uma noite por Jesus Cristo, o Filho de Deus, enquanto falava com um dos principais da sinagoga por nome de Nicodemos. Elas foram proferidas precisamente por Aquele que foi dado por Deus para a salvação do mundo.

4 - O Maior Grupo.
τον κόσμο 11 - “o mundo”.

Mun.do sm 12 

1 - Conjunto de todas as coisas existentes.
2 - A Terra.

Mundo é um nome para o universo que os seres ocupantes da Terra visto de um ponto de vista humano, como um lugar habitado por seres humanos. Freqüentemente é usado para querer dizer a soma de experiência humana na história, ou a condição humana em geral.

5 - A Maior Entrega.
δίνοντας 13 - “que deu”.

Que caminho Deus escolheu para a salvação do homem? Qual foi o plano?
O Plano Divino para a salvação, no sentido original, Deus amou a Ordem ou Kosmos. Porque o pecado lançou este mundo num caos ou desordem. Deus é Deus de ordem e paz e não de confusão.

6 - A Maior Dádiva.
μονογενή γιο του 15 - “seu Filho Unigênito”.

Durante quatro mil anos, Deus estivera preparando o homem para a vinda do seu Filho. Ele prometera no Jardim do Éden. Diante do fracasso do homem, Deus pôs em execução seu plano redentor ao prometer que através da semente da mulher viria o Salvador Jesus Cristo que esmagaria a cabeça da serpente, anunciando a vitória através das épocas. Havia um preço a ser pago, e isto foi feito por Jesus Cristo na cruz do calvário.

7 - O Maior Alcance.
για κάθε 17 - “Para que todos”

O Deus amoroso, justo, criador dos céus e terra, que encontramos nas páginas da Bíblia Sagrada, não é um ser distante, inacessível e indecifrável. Ao contrário, Deus tem alegria e contentamento em comunicar-se com o homem “coroa de sua criação”. Ele mesmo tomou iniciativa para estabelecer uma comunhão íntima entre o criador e sua criatura. No princípio, antes da queda do homem, diariamente, Deus visitava o homem no Jardim do Éden.

8 - A Maior Simplicidade.
που πιστεύει σε αυτόν 20 - “Que nele crer”

Diante desta natureza pecaminosa, o homem tornou-se incapaz de agradar a Deus, por isso, Deus tem concedido por seu infinito amor pela humanidade, a “graça comum ou universal” a toda a humanidade. Esta “graça comum ou universal”, não é suficiente para salvar o homem, mas revela-lhe a bondade ou o favor Deus em restaurar a capacidade de responder favoravelmente ao Amor de Deus.

9 - A Maior Promessa.
μην χαθεί 26 - “Não pereça”

“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Mateus 1.21 – NVI

Deus criou o ser humano e o fez perfeito e completo. Coroa de sua criação, imagem e semelhança de Deus. E, dessa forma, o homem não foi criado para o pecado. Como ser racional, o homem, em seu primeiro estado de inocência, não conhecia o pecado, isto é, ainda não tinha desenvolvido o seu caráter moral. Sabemos que a possibilidade de pecar surgiu com a tentação. Esta tendência a desobedecer não significa que o homem estivesse destinado a pecar, mas baseava-se em seu “livre-arbítrio" (capacidade de decidir por si próprio).

10 - A Maior Diferença.
αλλά 29 - “Mas”

Em todo o Universo, o único homem que morreu, ressuscitou e não provou novamente a morte foi Jesus Cristo. É no Filho de Deus que está depositada toda esperança e confiança de salvação para toda humanidade.

Em primeiro lugar, Jesus Cristo é o Filho de Deus enviado ao mundo para livrar o homem da condenação eterna causado pelo pecado.

O texto de João 3.16, retrata claramente o Amor de Deus em favor da humanidade. Deus estava em Jesus Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados. A salvação é tema central da Bíblia Sagrada.

11 - A Maior Esperança.
έχει 30 - “Tenha”

Coisas incompreensíveis acontecem neste vasto universo desconhecido! Nossa mente não consegue compreender como acontecem. Mas sabemos que tudo que acontecem neste universo, é à ação criadora do Senhor, portanto, a criação partiu dele como uma graça especial.

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo às nuvens do céu com poder e grande glória”.

12 - A Maior Vitória.
αιώνια ζωή 32 - “A vida eterna”

A ressurreição de Jesus Cristo, além de fazer parte do plano divino de redenção, mostra algo ainda mais sublime. Garante uma vida de reconciliação com Deus. Através deste ato, sabemos que agora estão disponíveis para nós a salvação e a vida eterna, algo que pode ser plena alcançada mediante a nossa fé no Senhor Jesus Cristo. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisso?”

Conclusão

Diante do fracasso de Adão e Eva, no Jardim do Éden, Deus pelo seu infinito amor proveu um plano de redenção para a humanidade. A maior prova em favor da humanidade para redimir o homem do pecado e prover a sua reconciliação com Ele foi à obra realizada por Jesus Cristo na cruz como favor imerecido como remédio para doença espiritual de toda humanidade – o pecado.


Deus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ofereceu um remido, um substituto que pudesse levar sobre si o nosso pecado. Salvador prometido deste da fundação do mundo.

Onésimo Paula Silva.

São Carlos, 16 de maio de 12.