sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Crescendo em meios às crises.

Texto: Hc. 1:2, Hc. 2:1 e Hc. 3:2.


Introdução.

O livro do Profeta Habacuque é breve, mas perturbadoramente atual. Ele trata de política internacional, opressão econômica, violação dos direitos humanos, violência brutal na guerra e decadência moral e religiosa. Ele nos fala também da soberania de Deus e o avivamento espiritual. Podemos observar e comparar as grandes tensões políticas, sociais, econômicas, morais e espirituais da atualidade ao examinar a mensagem deste livro.

Podemos observar o livro do Profeta Habacuque e fazer um diagnóstico dos nossos dias:

1- O profeta tira uma radiografia do tempo em que vivemos, e esmiúça as entranhas da nossa geração. Ele vê o mundo com os olhos de Deus e interpreta a vida pela ótica do Criador. Habacuque começa sua profecia com choro, e a termina cantando. O que produziu a mudança em seu coração? A certeza da soberania de Deus na história em na vida de seu povo.

2- A coragem do Profeta – Habacuque tem a coragem de abrir o coração para Deus e de fazer perguntas que chegam a nos constranger. Ele questiona a situação moral e espiritual do seu povo e depois os métodos de Deus. Mas, somente quando ele se colocou na torre de vigia pela fé, seu coração se aquietou e começou a cantar quando percebeu que Deus é o soberano absoluto do universo.

3- A esperança de um tempo novo depois do vale escuro – Habacuque termina a sua profecia com louvor e pedindo avivamento a Deus. O profeta nos ensina que as rédeas da história estão nas mãos de Deus, informando que Deus está assentado no alto e sublime trono e governa a vida do seu povo.