sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Crescendo em meios às crises.

Texto: Hc. 1:2, Hc. 2:1 e Hc. 3:2.


Introdução.

O livro do Profeta Habacuque é breve, mas perturbadoramente atual. Ele trata de política internacional, opressão econômica, violação dos direitos humanos, violência brutal na guerra e decadência moral e religiosa. Ele nos fala também da soberania de Deus e o avivamento espiritual. Podemos observar e comparar as grandes tensões políticas, sociais, econômicas, morais e espirituais da atualidade ao examinar a mensagem deste livro.

Podemos observar o livro do Profeta Habacuque e fazer um diagnóstico dos nossos dias:

1- O profeta tira uma radiografia do tempo em que vivemos, e esmiúça as entranhas da nossa geração. Ele vê o mundo com os olhos de Deus e interpreta a vida pela ótica do Criador. Habacuque começa sua profecia com choro, e a termina cantando. O que produziu a mudança em seu coração? A certeza da soberania de Deus na história em na vida de seu povo.

2- A coragem do Profeta – Habacuque tem a coragem de abrir o coração para Deus e de fazer perguntas que chegam a nos constranger. Ele questiona a situação moral e espiritual do seu povo e depois os métodos de Deus. Mas, somente quando ele se colocou na torre de vigia pela fé, seu coração se aquietou e começou a cantar quando percebeu que Deus é o soberano absoluto do universo.

3- A esperança de um tempo novo depois do vale escuro – Habacuque termina a sua profecia com louvor e pedindo avivamento a Deus. O profeta nos ensina que as rédeas da história estão nas mãos de Deus, informando que Deus está assentado no alto e sublime trono e governa a vida do seu povo.


Comentário.

O livro do Profeta Habacuque é o oitavo dos profetas menores. Embora ele esteja distante de nós mais de 2.500 anos, sua mensagem é atual. Os tempos mudaram, mas o homem é o mesmo. Ele ainda é prisioneiro das mesmas ambições, das mesmas desgraças morais, da mesma loucura.

O livro do profeta Habacuque é uma pérola do Antigo Testamento. Recheado de disciplinas e segredos espirituais que nos conduzem à vitória. No começo de seu livro, Habacuque estava no “fundo do vale”, em conflito com a vontade de Deus.

O nome de Habacuque significa “abraçar” ou “lutar” e em seu livro ele faz as duas coisas. Seu conflito com Deus era a respeito do sofrimento do povo de Judá que estava prestes a ser invadido pela Babilônia. O profeta também estava indignado com o declínio espiritual e desejava ver o povo renovado, mas Deus não estava respondendo suas orações.

Habacuque é um profeta diferente em seu estilo. Ele difere de todos os outros na sua abordagem. Todos os outros profetas ergueram a voz, em nome de Deus, para confrontar o povo e chamá-los ao arrependimento, contudo o profeta Habacuque não confrontou o povo, mas a Deus. Em vez de chamar a rebelde Judá ao arrependimento, ele cobrou de Deus sua inação diante da calamidade que saltavam aos seus olhos, ou seja, seu discurso é feito apenas a Deus. Seu livro é o registro da experiência de sua própria alma com Deus.

No primeiro capítulo do seu livro, o profeta demonstra sua preocupação com estes tempos difíceis e perigosos, pois ele usou palavras como: violência, iniqüidade, destruição, contendas e injustiças. Ao mesmo tempo Habacuque reconhecia que a causa de tudo isso era à distância de Israel do Senhor e devido à vida espiritual das pessoas (havia uma religião frouxa, falta de obediência à Lei, os ricos exploravam os pobres e a Palavra era distorcida). Habacuque entrou em crise quando suas orações deixaram de ser atendidas no tempo que gostaria de vê-las respondidas, e sua crise ainda se agravou por demais quando Deus respondeu a elas de maneiras inimagináveis. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Deus não pode ser domesticado. Ele é soberano e não segue a agenda que tentamos traçar para Ele. Ele faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade.

Tanto é que no primeiro capítulo o profeta começa usando a palavra “clamar” que significa simplesmente “pedir socorro”. Em seguida usa “gritar-te-ei”, que no original significa “clamar com um coração perturbado”.

A palavra de Deus diz em Romanos 8.28. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Contudo, no capítulo 2 do livro de Habacuque, vamos encontrar o profeta esperando uma resposta da parte de Deus para suas queixas. A experiência deste homem de Deus nos ensina algumas lições fundamentais e muito importantes para o nosso crescimento espiritual. Pois este é um dos principais desejos de Deus que a cada dia a cada experiência vivida consigamos crescer um pouco mais.

Hc. 2.1- ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa.

1° lição: Para crescermos em meio às crises da vida temos que ficar quietos para poder ouvir Deus falar.

Hc. 2.1 - ficarei no meu posto de sentinela, temos que aprender a ficar quietos para ouvirmos a voz de Deus, enquanto Habacuque, somente reclamava ficava olhando as dificuldades a sua volta ele não conseguia ver saída para o problema que enfrentava, mas, ele logo percebeu e tomou a atitude correta ficarei no meu posto de sentinela, isto significa ficar quieto, ou alguém aqui já viu um vigia ou um guarda estando de serviço em seu posto ficar pulando e gritando para que todos vejam onde ele está, mas ao contrario ele fica o mais quieto possível para não revelar o seu posto.

No livro de Êxodo. 14. 13 não tenham medo e aquietai-vos e vejam o livramento que o Senhor vos dará.

2° lição: para crescermos espiritualmente temos que permanecer firmes e perseverantes.

Hc. 2.1 - ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha.

Quando esperamos uma resposta ou uma intervenção de Deus na nossa vida temos que ser firmes e decididos a alcançar, o nosso objetivo que é obtermos a resposta do Senhor, para o nosso problema, não pode desanimar, pois o Senhor nunca abandona os seus filhos, lembrem-se das palavras de Jesus Lucas 18. V 7. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles.

Temos que permanecer firmes diante das dificuldades sempre orando, e aguardando o agir de Deus, nós temos como parte da nossa natureza a impaciência, Habacuque encontra-se em espírito de oração apesar do “silêncio de Deus"; apesar da iniqüidade a sua volta; apesar das coisas não estarem como ele gostaria que estivessem. Ele consegue preservar sua vida de oração apesar de todas as contradições a sua volta ele permanece firme em oração e quieto ele entendeu que a reclamação e a murmuração não o levariam a nada, que dessa forma ele não veria Deus agir. Lembrem-se Lucas 18. V 7. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles.

Vemos que após tomar a decisão de ficar quieto, e ter decidido perseverar ficando firme diante da dificuldade enfrentada, já encontramos sinais de crescimento espiritual. Na trajetória de Habacuque. Aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa.

O profeta aprendeu a ter paciência e esperar o agir de Deus.

Hc. 2.1 - ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa.

O que é paciência? Paciência é virtude, que faz suportar os males com resignação. Qualidade daquele que espera com tranqüilidade.

3° lição: em todas as circunstancias da nossa vida Deus tem seus propósitos.

Embora Habacuque fosse um profeta de Deus, uma pessoa que ouvia Deus falar, ele ainda não tinha entendido a mais importantes das lições que Deus queria ensiná-lo e não tinha aprendido ainda era porque ficava olhando o que estava acontecendo a sua volta. Mas, Deus abre os seus olhos e diz para Habacuque.

Habacuque o justo viverá pela sua fé, e semelhantemente acontece conosco esquecemos que é a nossa fé em Deus que nos traz a vitória, que nos faz crescer e nos desesperamos e deixamos de buscar aquele que realmente pode nos ajudar.

E a lição que podemos aprender aqui é: que no nosso crescimento espiritual, alem de paciência, temos que também ter humildade e temor a Deus, depois que Deus mostrou a Habacuque que ele viveria pela sua fé. E qual seria o fim daquele povo que aparentemente iria vencer Habacuque mostra que havia crescido mais um pouco.

Depois do clamor perturbado do profeta, ele ficou na torre, vigiando e esperando a resposta do Senhor. A resposta veio e Deus o mandou “escrever a visão [...] para que a possa ler até quem passa correndo” (2.2).

A partir daí, começou o avivamento do profeta. Ele passou a caminhar pela fé e não pelas aparências; estava vivendo de promessas e não de explicações. Saiu do fundo do vale e foi para o alto dos montes.

Proposição

O que levou Habacuque do vale ao alto do monte? As mesmas disciplinas espirituais que vamos descobrir e, que se praticarmos, também seremos avivados e elevados ao alto do monte, onde o Senhor deseja que seus filhos estejam.

1) Ouviu a Palavra de Deus (3.2a)

O profeta ouviu Deus falar. O termo “declarações” é o mesmo que “relatos” e refere-se ao que Deus havia lhe dito anteriormente (2.2-3). É o ouvir Palavra de Deus que produz fé no coração do homem (Rm. 10.17).

D. L. Moody declarou: “Costumava pensar que devia fechar minha Bíblia e orar pedindo fé, mas percebi que era por meio do estudo da Palavra que obteria a fé”.

É importante destacar que ao ouvir a Palavra de Deus e ver a glória de Deus, Habacuque ficou “alarmado” (3.2) e “ficou fraco e sem ação” (3.16). Aliás, todos os homens da Bíblia que tiveram esta experiência com Deus ficaram assim. Moisés estremeceu no Monte Sinai quando Deus lhe deu a Lei (Hb 12.18-21); Josué prostrou-se com o rosto em terra diante do Senhor (Js 5.13-15), assim como Davi (1Cr 21.16); Daniel ficou exausto e enfermo depois das visões que recebeu de Deus (Dn 8.27 e 10.11); Quando João viu o Cristo glorificado, caiu aos seus pés como se estivesse morto (Ap 1.17).

Por isso que A. W. Tozer declarou: “Conhecer a Deus é, ao mesmo tempo, a coisa mais fácil e a mais difícil do mundo”. Ouvir a Palavra de Deus é algo muito sério, pois a Bíblia nos coloca na parede. Habacuque ficou impactado quando ouviu a Palavra do Senhor, e você?

2) Voltou para Deus em oração (3.2b)

Este capítulo é um Salmo de oração. Depois de ouvir a voz do Senhor, o profeta começou a orar a Deus e não mais discutir com o Senhor. Logo, a sua oração, se transformou em louvor e adoração.

Ouvir a Palavra de Deus deve nos levar a oração. O mesmo Deus que determina os fins, também determina os meios para alcançar esses fins. A Bíblia diz: “Nada tendes, porque não pedis” (Tg 4.2).

Habacuque orou porque foi impactado pela Palavra e pela visão que teve de Deus. Isso o fez voltar para o Senhor em oração. Deus sempre quer se revelar a nós, pois para Ele nada é impossível; porém, Deus tem dificuldade em achar alguém que esteja pronto para encontrar-se com Ele.

Em nossos dias, muitos buscam a Deus apenas para ter “uma nova experiência” da qual possam se vangloriar. Outros são apenas curiosos que querem ter uma amostra da comunhão mais profunda com Deus.

O preço para subir ao alto monte com Deus é alto e o profeta estava disposto a pagar. A Bíblia diz: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” (Tg 4.8 – NLT). Esta atitude de aproximar-se do Senhor exige sinceridade. “Deus não espera que você seja perfeito, mas insiste em que você seja absolutamente sincero” (Rick Warren).

Habacuque e todo o povo de Israel estavam passando por abalos espirituais e muitos sofrimentos. Não se surpreenda se você passar por sofrimentos. Através daquele sofrimento Deus estava trazendo Israel de volta. C. S. Lewis disse: “O sofrimento é o megafone de Deus”. É a forma de Deus nos sacudir da letargia espiritual.

Os nossos problemas não são uma punição; são chamadas de despertamento de um Deus amoroso. Deus não está louco com você, ele está louco por você, e fará o que for necessário para trazê-lo de volta à comunhão com Ele.

Na verdade, você está tão perto de Deus quanto escolhe estar. Mas há uma forma mais fácil de reacender a paixão. Nas palavras de Charles Spurgeon: “Quer gostemos quer não, a regra no reino é pedir”.

3) Reafirmou sua fé em Deus (3.16-19)

Esta é uma das mais magníficas confissões de fé das Escrituras. Habacuque encarou o fato de que a nação seria invadida, o povo iria para o exílio e muitos seriam mortos. Jerusalém e o templo também seriam destruídos, entretanto, o profeta declarou que confiaria no Senhor em qualquer circunstância.

Esta reafirmação da fé do profeta se divide em três atitudes. Ouçamos sua edificante confissão de fé.

1. Esperarei pacientemente no Senhor (v. 16).

Ao olhar para o futuro, o profeta viu uma nação rumando para a destruição. Ao olhar para dentro de si, viu-se tremendo de medo e ao olhar ao redor, viu todo o sistema prestes a se desintegrar.

Contudo, quando pela fé ele olhou para o alto, viu o Senhor Deus e todos os seus medos sumiram. Andar pela fé significa concentrar-se na grandeza e na glória de Deus.

Um dos sinais da fé é a disposição de esperar com paciência enquanto o Senhor realiza a sua obra. Alguns textos importantes: “Aquele que crer não foge” (Is 28.16); “Não temais, aquietai-vos” (Ex 14.13); “Espera” (Rt 3.18); “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46.10).

2. Eu me alegrarei no Senhor (vv. 17, 18).

Depois dos babilônios passarem por Judá, não restaria muita coisa de valor (Hc 2.17). Destruiriam as construções, saqueariam os tesouros, e devastariam lavouras e pomares. A economia se desintegraria, e não haveria motivo algum para cantar.

Contudo, Deus ainda estaria assentado em seu trono, cumprindo seus propósitos para o seu povo. Habacuque não podia se alegrar com as circunstâncias, mas podia se alegrar com seu Deus!

Apesar de seus lábios estarem tremendo e suas pernas vacilando (Hc 3.16), o profeta explodiu em cânticos e adorou o seu Deus. Um exemplo e tanto para seguirmos.

3. Confiarei no Senhor (v. 19).

Por causa de sua fé e confiança no Senhor, Habacuque, começou a saltar como a corça. Por causa de sua fé ele pode caminhar a passos firmes. Por isso Deus permite passarmos por provações e lutas: elas podem nos aproximar Dele e nos levar acima das circunstâncias.

Deus nos criou para as alturas. Se ele nos permite passar pelos vales, é para que possamos esperar nele e subir com asas como águias (Is 40.30-31).

O grande comentarista inglês G. Campbell Morgan declarou: “Nossa alegria é proporcional a nossa confiança. Nossa confiança é proporcional ao nosso conhecimento de Deus”.

Conclusão

Finalizando, Habacuque nos ensina a encarar nossas dúvidas e conflitos de três maneiras:

1) Ouvindo a Palavra de Deus;

2) Voltando a ele em oração humilde;

3) Reafirmando nossa fé Nele (esperando, cantando com alegria e confiando no seu poder e cuidado).

Deus nem sempre muda as circunstâncias, mas pode nos transformar para enfrentarmos as situações. Isso é viver pela fé.

Pb. Onésimo Paula Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário